Mentira!

Neste blog e noutros sites do autor poderá prever o futuro do país tal como o presente foi previsto e publicado desde fins da década de 1980. Não é adivinhação, é o que nos outros países há muito se conhece e cá se negam em aceitar. Foi a incredulidade nacional suicidária que deu aos portugueses de hoje o renome de estúpidos e atrasados mentais que defendem os seus algozes sacrificando-se-lhes com as suas famílias. Aconteceu na Grécia, acontece cá e poderá acontecer em qualquer outro país.
Freedom of expression is a fundamental human right. It is one of the most precious of all rights. We should fight to protect it.

Amnesty International


5 de outubro de 2007

Tirania e Liberdade
Em nome do 5 de Outubro

Thomas Jefferson foi o terceiro presidente dos EUA e um dos mais importantes e celebrados. Embora tivesse sido um dos fundadores do partido Democrata-Republicano, predecessor do actual partido conservador Republicano, que hoje espalha a miséria na sua nação, os seus sentimentos e a sua ideologia não foram esses.


Uma das suas frases mais célebres foi a seguinte.

When the government fears the people, there is liberty. When the people fear the government, there is tyranny.

Impregnada de sentido e de fundamento, a sua tradução é simples.
Quando o governo receia o povo, há liberdade. Quando o povo receia o governo, há tirania.

O que ele escreveu no rodar do século XVIII para o XIX continua tão actual como o era na altura.

4 mentiras:

Anónimo disse...

E está tudo dito........uma grande verdade!
Pena é que a mensagem singela e verdadeira, se tenha diluido pelo tempo. Realmente,o povo receia, logo é tiranizado, até nos seus mais elementares direitos: a Justiça!
Também já vi o 5 de Outubro ter mais expressão e força. Está a parecer que ano após ano, está a perder toda a identidade. E a nossa juventude, mais interessada no shopping ou no cinema do que a tentar informar-se e tentar algo que faça com que o buraco em que o País se atola, não alargue mais. Falta de motivação, informação, ou simplesmente "deixa andar"?
Aruãngua

Mentiroso disse...

Cara Aruangua,
As mais simples e elementares verdades são escondidos e o povo mantido na ignorância para que não aconteça vir a tomar conhecimento e reclamar. Outro caso, noutro contexto mas levado por caminho idêntico é aquele que é abordado num post do Blog do Leão Pelado. Esconder para enganar com êxito e burlar.

A. João Soares disse...

Obrigado por recordar este grande político com indiscutível sentido de Estado.
Este estadista teve o mérito da inteligência aplicada à governação dos povos. Esta frase, do post, tão curta, tem a virtude de sintetizar verdades eternas. O Charrua e o Caldeira que o digam, tal como milhares de portugueses que têm medo de dizer o que pensam e sentem.
Thomas Jefferson, tal como George Washington, James Madison, Benjamin Franklin e outros teve o mérito de contribuir para organizar o nascimento de uma União de Estados que veio a ser grande no Mundo.
Uma das coisas que impressionam o estudioso foi o cuidado que tiveram de procurar evitar que o Poder, ficando nas mãos de um homem, fosse mal utilizado, resultasse em abuso nocivo ao País. Criaram o contrapoder com o fim de controlar o poder e constituir um equilíbrio que impedisse uma facção de dominar a outra. Este equilíbrio resultaria numa mais perfeita convivência que fizesse convergir os esforços para benefício de toda a União.
É sempre bom recordar e analisar o pensamento e os comportamentos dos grandes homens do passado e adaptar às contingências de hoje. No caso Português era suposto que a AR controlasse o Governo, servindo de «contrapoder», ara evitar abusos erros e ajudar o Governo a ser coerente e mais eficiente.
Um abraço

Bilder disse...

Parabens pelo blog.Nos meus blogs procuro expor aquilo de que os média não falam e,que muitos fazem por ignorar usando do rótulo "teoria da conspiração" como descrédito daqueles que denunciam as terriveis verdades deste mundo.